quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sobre filmes e livros - Dezembro

Filmes

Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho.
Muito interessante e ao mesmo tempo triste, é tipo um documentário.. conta a história do filme que Coutinho buscou fazer sobre um camponês, líder da liga camponesa, que foi assassinado. O documentário mostra também as dificuldades encontradas no decorrrer das gravações, pois era início da ditadura militar no Brasil.


Gran Torino de Clint Eastwood.
 Tocante!


Mulheres à beira de um ataque de nervos de Pedro Almodóvar.
No filme conhecemos a história de algumas mulheres. Pepa, deixada pelo amante nos proporciona muitas gargalhadas, adorei o filme!



Livros

Abril despedaçado de Ismail Kadaré .
Conta a história de um lugar lá na Albânia. Nesse lugar,  havia uma comunidade que vivia sobre os preceitos do Kanun (código moral do lugar). Recomendo a leitura para quem, assim como eu, gosta de conhecer culturas diferentes. Percebemos ao ler o livro a força do social agindo (lembro de Durkheim e seu conceito de fatos sociais).

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Uma história real : um pouco sobre o personagem Alvin



Duas falas marcantes do personagem Alvin :

"Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia uma brincadeira. Eu dava um graveto para cada um.E dizia: Agora quebrem. Claro que eles quebravam fácil. Aí, eu dizia: Amarrem os gravetos num feixe e tentem quebrar. Claro que eles não conseguiam. E eu dizia que aquele feixe era a família"


 "Graças a vocês, rapazes, vou pôr o cortador de volta na estrada. Eu atravessei Iowa com ele e espero que aguente até Winsconsin. O meu irmão mora lá. Eu não o vejo há 10 anos. Ninguém nos conhece melhor que um irmão da nossa idade. Ele sabe quem e o que somos melhor do que ninguém. Eu e meu irmão ofendemos muito um ao outro na última vez em que nos vimos, mas estou tentando esquecer isso. Estou engolindo meu orgulho com esta viagem e espero que não seja tarde demais. Irmão é irmão."

domingo, 4 de dezembro de 2011

Trecho do Filme "O Julgamento em Nuremberg".

Trecho do Filme "O Julgamento em Nuremberg"

"Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder."(retirado do video do youtube, este  abaixo).